• Renato Anderson

Como Funciona Desentupimento De “Caixa De Gordura”.

Atualizado: 24 de ago.

Antes de realizar o *desentupimento de uma +caixa de +gordura, é importante ter total ciência sobre o que ela é, o que faz e como as atitudes dos moradores de sua residência podem afetá-la, afinal, para realizar a manutenção de algo, é necessário saber o que ele é e representa.


A caixa de gordura pode ser aplicada em casas ou condomínios com rede de proteção para apartamento, ou até em diversas instalações hidráulicas.

Ela normalmente é feita de PVC (Policloreto de Vinila) ou concreto, e é uma estrutura com a finalidade de filtrar a gordura liberada pela pia da cozinha.

Além disso, ela também é responsável por impedir que a gordura desça junto da água utilizada para higienização de alimentos ou simplesmente de lavar louça e vá diretamente para os esgotos, filtrando a maior parte da gordura.

Dessa forma, os restos de comida e outros rejeitos oleosos não se acumulam na tubulação e impedem a passagem de água, fazendo com que não seja necessária, pelo menos não imediatamente, a troca de canos ou manutenção da mesma.

Porém, mesmo com retrofit de instalações elétricas e outros utensílios, se a caixa de gordura entupir, pode causar diversos problemas para os moradores, problemas esses que podem ser evitados com os devidos cuidados.

Com isso, existem alguns motivos principais que foram percebidos que causam o entupimento dessas caixas, que são:

  • Longos períodos sem limpeza;

  • Tamanho da caixa inferior ao seu uso;

  • Exceto de dejetos no ralo;

  • Falta de manutenção preventiva.

Com isso, podemos entender que são vários fatores que podem ser pensados quando o assunto é o entupimento de caixas de gordura. Os maiores causadores foram acima destacados e vamos discorrer um pouco sobre eles.

Mesmo que o lugar onde mora tenha uma gestão administrativa condominial, cuidar da caixa de gordura é total responsabilidade dos moradores, e parte desse pensamento é saber o tamanho da caixa para a quantidade de pessoas que moram na casa.

Para uma pessoa que mora sozinha, o desentupimento de uma caixa de gordura pode não ser uma tarefa tão fácil, principalmente quando nunca se foi feito ou não se tem ideia de quais passos seguir para fazê-lo de forma eficiente e rápida.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar como funciona o procedimento, explicando primeiramente o que é uma caixa de gordura, qual a sua finalidade e, após isso, o que é necessário saber para realizar o processo.

Independente se o local onde mora possui ou não uma bancada de aço inox, quem mora em uma residência e deseja ficar livre de problemas relacionados a esgoto, precisa saber tudo que for possível sobre a caixa de gordura.

Não só porque evitar esses tipos de obstáculos é essencial para um melhor convívio naquele lugar, mas também porque a partir do momento em que se sabe o que causa o entupimento, fica muito mais simples tomar atitudes para que ele não aconteça.

Em outras palavras, com toda certeza, uma caixa de esgoto entupida pode acabar impactando o dia a dia em sua residência, mesmo que ela tenha sido construída com aço para construção, podendo tomar mais tempo e mais investimento na manutenção.

Porém, é possível fazer com que esse tipo de dor de cabeça não o atinja de forma tão direta e impacte o seu dia a dia, evitando que se perca um dia de trabalho para arrumar ou se gaste dinheiro chamando um profissional para realizar a manutenção.

Pensando nisso, os tópicos a seguir irão abordar o que é uma caixa de gordura, qual o impacto que ela pode causar em sua rotina e quais passos devem ser seguidos para o desentupimento de forma eficaz. Sem mais delongas, confira.

O que é uma caixa de gordura?

A quantidade de comida feita em uma residência influencia no tamanho da caixa de gordura. Logo, uma casa que mora somente um casal, tem menos gordura para a caixa absorver.

Algo que não acontece com 5 pessoas morando em uma mesma casa. Portanto, saiba o tamanho da caixa e adeque para a quantidade de pessoas.

Sem mencionar que, quanto mais pessoas utilizam a pia e não realizam a manutenção, a gordura pode acabar endurecendo e grudando nas paredes do encanamento, dificultando a passagem da água e de outros dejetos.

Quando isso acontecer, não importa se o proprietário trabalha com manta asfáltica ou com empresa logística, terá de ser desembolsado uma quantidade de dinheiro para desentupir a caixa, principalmente quando não se sabe como fazer.

Por isso, busque sempre realizar a limpeza da mesma em um período de 6 em 6 meses. Porém, sempre é possível pesquisar, estudar e conhecer como realizar essa manutenção da maneira mais adequada e por conta própria.

Para saber como fazer isso e não faltar ao seu trabalho com mala de viagem personalizada para empresas, por exemplo, confira os tópicos a seguir.

Como realizar a limpeza?

Este tópico destaca os principais elementos necessários para a limpeza de uma caixa de gordura, elementos esses que é necessário saber caso não queira chamar um profissional para manutenção ou se deseja fazer isso dentro do período de 6 meses de limpeza.

Primeiramente, é necessário o máximo de higiene possível, portanto, utilize luvas para tal. Ao abrir a tampa do tanque, utilize também pás e sacos plásticos, e com isso tire todas as camadas de gordura que preenchem a caixa.

Assim como uma empresa de cobertura metálica cuida do seu material, é necessário que se faça o mesmo com a caixa de gordura. Portanto, para as camadas de rejeitos secos, utilize uma bucha com detergente ou sabão neutro para limpar e higienizar o local.

Porém, existem casos onde a gordura acumulada supera as expectativas e apenas uma limpeza simples como a mencionada pode não dar conta do recado. Nesses casos, pode ser necessário uma limpeza com soda cáustica.

Limpeza com Soda cáustica

Utilizada apenas em casos extremos, a soda cáustica é aplicada quando a gordura acumulada está lá há muito tempo e, além de seca, possui grandes camadas e crostas de gorduras que nem mesmo o bicarbonato torna eficaz a limpeza.

Nestes casos, é necessário dissolver a soda cáustica com o dobro de água para a quantidade de produto usado, evitando que a química corroa o encanamento ou outras partes da caixa.

A partir disso, utilize luvas, óculos de proteção e botas para aplicar o produto na caixa, tendo bastante cuidado e focando os locais com maiores camadas de gordura. Deixe então o produto agir no tanque, deve levar alguns minutos.

No final, remova todos os resíduos soltos com a ação do químico e lave novamente o tanque com água corrente antes de voltar a usar a caixa de gordura. Não tenha receio, se necessário, faça isso mais de uma vez, apenas por garantia.

Limpeza com bicarbonato

Às vezes somente a limpeza padrão não é o suficiente, e uma limpeza com soda cáustica é agressiva demais para as suas necessidades. Neste caso, pode ser utilizado a limpeza com bicarbonato com alternativa.

Diferente da limpeza mencionada no tópico anterior, o bicarbonato deve ser aplicado somente após a grande maioria das camadas de gordura terem sido retiradas com a limpeza padrão de água e detergente ou sabão.

Quando isso acontecer, aplique 2 colheres de bicarbonato nas paredes do tanque e deixe o produto agir, em seguida utilize água quente para ajudar na limpeza e para que as camadas se desprendam com mais facilidade.

Após realizado todo esse processo, aguarde por volta de 15 minutos e finalize a limpeza retirando toda a sujeira do tanque. Lembre-se de lavar o recipiente com água fria antes de voltar a utilizar, garantindo que tudo estará em perfeito estado e devidamente limpo.

No caso de caixas de limpeza de concreto, será necessário chamar um profissional da área que consiga utilizar o maquinário correto para a manutenção, desde o momento da abertura da caixa até o processo inteiro. Ele pode ensinar a fazer uma limpeza rápida e emergencial caso peça isso a ele.

Considerações Finais

O texto de hoje se aprofundou e explicou passo a passo como funciona o desentupimento de caixa de gordura, mostrando o impacto que elas podem causar no dia a dia e a importância de sempre realizar a manutenção da mesma.

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como guia para sempre estar atento a esses possíveis imprevistos que, normalmente, chegam junto de diversos outros, se tornando, uma preocupação a menos para os moradores de sua residência.

Claro que muito irá variar da quantidade de pessoas que moram no local, como usam a pia e com os devidos cuidados, somados as dicas destacadas ao longo do texto, com toda certeza a taxa de entupimento pode cair bastante.

Agora que já entende melhor sobre o assunto, prepare o material e garanta que a sua caixa não está entupida, utilizando o máximo possível de seus recursos para deixá-la o mais limpa e segura possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo